ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agentes de trânsito que o prefeito Lucas Pocay irá contratar poderão trabalhar armados


Caso o presidente Michel Temer sancione o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, como por exemplo os guardas municipais, teremos agentes armados em Ourinhos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB-Lei 9.503/1997), "agente da autoridade de trânsito" é toda pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

Uma vantagem do projeto, é que os agentes de trânsito abordam veículos roubados e criminosos, porém estariam autorizados a usarem somente armas de pequeno calibre.

Na contra mão do projeto, muitos acreditam que a medida será ruim, pois tornará os agentes mais visados e vulneráveis, o que poderá aumentar o número de conflitos, pois uma pessoa armada está mais sujeita à violência que uma desarmada.

Hoje temos muitos agentes de trânsito despreparados, que por estarem nesta função se acham donos do mundo, intimidando motoristas do bem. Será que armá-los estaríamos lhes dando mais força para abusos?

Guarda de trânsito não ganha para prender ou matar bandidos. Se assim for a solução, vamos armas os motoristas de táxi, os motoristas de caminhão, pouco a pouco vamos armar toda a população.

Por que não investir em mais efetivo na Polícia Militar e na Polícia Civil?

Por que não realizar mais investimentos na primeira infância e na juventude, por “uma sociedade mais sadia”?