ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BEBÊ DE 11 MESES FOI PARA A UTI APÓS SER PICADA POR ESCORPIÃO EM OURINHOS


São duas as espécies de escorpiões que se destacam entre 1200 espécies existentes conhecidas, o Tityus bahiensis (escorpião marrom) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), comuns em Ourinhos.

De atividades noturnas, os escorpiões ocultando-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos, galerias de águas pluviais e esgoto, troncos de árvores, pedras, tijolos, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros.

Essas duas espécies existentes em ourinhos se adaptam facilmente em ambiente urbano, pois seu principal alimento é a barata.

A reprodução dessas espécies é rápida e se dá entre 2 a 3 meses de gestação, com ninhada que pode ter até 20 filhotes. Os escorpiões vivem em média 3 a 4 anos.

Sendo animais peçonhentos, o veneno do escorpião é inoculado pelo ferrão e a gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado, que deve ser avaliada de acordo com parecer médico. Os acidentes geralmente são mais comuns na primavera e no verão.

Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom)

A obrigatoriedade da prefeitura municipal de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde é de realizar a dedetização das galerias de águas pluviais e de esgoto, que todo ano é realizada através do Centro de Controle de Zoonoses, setor diretamente responsável por elaborar estratégias e ações para evitar epidemias de escorpiões e de outros animais peçonhentos.

A cidade de Ourinhos vinha desde o mês de maio de 2017 dando sinais de que uma epidemia de escorpiões poderia ocorrer, fato este consolidado pelo histórico gigantesco do aparecimento de escorpiões por inúmeros bairros da cidade e de muitos casos de picadas.

A munícipe Ana Paula Freitas Telles‎ no dia 18 de maio de 2017 realizou o seguinte comentário na rede social Facebook: “Entrou pelo ralo! Tampem os ralos pessoal... Dedetizei minha casa por causa desse bicho (escorpião), tenho duas crianças! Hoje entrou pelo ralo... liga na prefeitura eles dizem que não há nada a fazer... gente a quem recorro? Sae? Me ajudem repassem... marquem a Secretaria de Saúde, prefeito, vereadores... (vocês precisam ajudar) e quem puder!”

Escorpião que entrou na residência através do ralo

VEJA ALGUNS DOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM

Clarice Apolinario Bonifacio: “Meu Deus que medo!” (18 de maio às 18:23)
Wanda H. Kuhne: “Liga para a Vigilância Epidemiológica e pede para falar no departamento de Endemias... 3302-6100” (18 de maio às 18:56)
Camila Roberta Monteiro Barbosa: “Ana, onde você está morando?” (18 de maio às 19:11)
Octavio Luiz: “Qual o bairro onde apareceu esse escorpião?” (18 de maio às 19:29)
Ana Paula Freitas Telles: “Jardim Paulista” (18 de maio às 19:29)
Rafael Lopes Da Silva: MARCOU O VEREADOR “Abel Fiel” (18 de maio às 21:18)
Amanda Rodrigues: “Imagina, em casa acho direto. Quase todos em casa foram picados, tenho uns aqui em pote de maionese no álcool. Em um dia achei 8, fazer o que, na frente da minha casa tem uma cerâmica que eles jogam muitos lixos lamentável. Já mandamos até para a TV TEM” (18 de maio às 21:50)
Ana Paula Freitas Telles: “Eu nunca tinha visto aqui em Ourinhos... ano passado achei... dedetizei e achei de novo” (18 de maio às 22:10)
Quelli França: “Eu morava no São Carlos e sempre achava um ou dois escorpiões e também tenho crianças, pensa num medo” (18 de maio às 22:34)
Simone DE Fátima Giachello: “Eu já achei três em casa” (19 de maio às 00:16)
Suellen CpsSouza: “Morei aí e é cheio mesmo, além de escorpiões tinha muitas aranhas grandes! Coloquei telas, tampei as frestas, enchi de veneno e nada resolveu! A gota d'água foi achar um escorpião e uma aranha enorme juntos debaixo do sofá onde meu filho brincava no chão! Recolhi e liguei na vigilância sanitária na parte de controle de pragas e nada foi feito! Me mudei! Nunca mais vi! Parece que aí tem um grande problema mesmo!” (19 de maio às 15:18)
Ronaldo Amaral Ribeiro Mendes: “Já achei 4 em casa” (19 de maio às 18:16)
Leo Brienne: “Se você tiver como fazer um pequeno galinheiro, galinhas adoram caçar escorpiões e aranhas, uma vez por dia solta elas pela casa e ao redor, se não tem como então acho que só se mudando mesmo, complicado” (20 de maio às 00:06)
Greike Domingues: “Se depender de órgão público lascou” (20 de maio às 05:55)
Marilene Autreto: “Se você for depender de órgãos públicos, só reze, Deus nos ouve e nos atende, boa sorte” (20 de maio às 13:06)

VÍDEO COM O TÍTULO “ANIMAIS PEÇONHENTOS COLOCANDO EM RISCO O POVO DE OURINHOS”, FOI PUBLICADO NO FACEBOOK EM 5 DE AGOSTO DE 2017 POR SÉRGIO DELFINO E OBTEVE QUASE DUAS MIL VISUALIZAÇÕES.

ASSISTA O VÍDEO PELO YOUTUBE


O munícipe Marcio Vinicius Ferreira‎ no dia 23 de novembro às 13:57 realizou o seguinte comentário na rede social Facebook: “#REVOLTANTE# Fui pelos trâmites certos, protocolei para a limpeza do terreno na PMO, o fiscal veio fez vistoria, pois é seu trabalho, notificou o proprietário que é uns dos herdeiros, esse no ramo ceramista, o qual o mesmo não quis nem saber do terreno. Então se passaram 2 meses, dando o prazo. Voltei a falar com a PMO que ficou de fazer a limpeza e cobrar dos proprietários. Mesmo eu sempre ligando na Ouvidoria da PMO e escutando “estão chegando aí”, se passaram 4 meses e nada da limpeza e as cobras continuam aparecendo. Já foram 6 que matamos só na minha casa, 2 onde tenho um bebê de 3 aninhos e a vizinha com um de 2 aninhos. Também agora começou a aparecer escorpiões. Cadê a limpeza, senhores responsáveis? Isso porque os vizinhos cuidavam do terreno aí um dos herdeiros pediu para não cuidar, que ele mesmo cuidaria. SANTIAGO LUCAS (vereador) já te mandei fotos e você ficou de ver. Cobra aí CALU LUIS FERNANDO SIMAS CUSTODIO (assessor do vereador Carlinhos do sindicato), olha aí Calu, já te passei também, cobra providências, pois os munícipes pedem.” 

Em 23 de novembro às 18:24, Sérgio Delfino realizou uma postagem no Facebook ALERTANDO a EPIDEMIA em Ourinhos:
“SECRETARIA DA SAÚDE AINDA NÃO TOMOU NENHUMA PROVIDÊNCIA PARA CONTER A EPIDEMIA DE ESCORPIÕES EM OURINHOS!!!!
#CADÊCASSIAPALHAS?”

Epidemia de escorpiões por inúmeros bairros de Ourinhos

VEJA ALGUNS DOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM

Bianca Araujo Mariza Eduardo: “Olha” (26 de novembro às 10:55)
Maria Izabel Rubio Prosdocimi: “Estão esperando que alguém morra.” (27 de novembro às 18:29)
Maria Aparecida Adriano Rossignolli: “Semana passada achei um no banheiro” (27 de novembro às 18:19)
Maria Aparecida Adriano Rossignolli: “Aqui no jardim América sempre tem” (27 de novembro às 18:20)

Em 28 de novembro, Sérgio Delfino realizou outra postagem de denúncia no Facebook:
“DENÚNCIA: NENHUM ÓRGÃO MUNICIPAL DE OURINHOS FOI DETETIZADO ESTE ANO DE 2017 - ESCORPIÃO DENTRO DO POSTÃO COLOCA EM RISCO FUNCIONÁRIOS E PACIENTES”

Escorpião dentro de um órgão municipal de saúde

AGORA O CASO É SÉRIO E A EPIDEMIA ESTÁ POR INÚMEROS BAIRROS GERANDO VÍTIMAS

A munícipe Suziene Albuquerque Dias‎ no dia 20 de dezembro às 17:28 realizou o seguinte comentário na rede social Facebook: “Infelizmente Ourinhos está infestado por escorpiões... Aqui onde eu moro no Jardim do Sol, matei mais de 10. O filho da minha inquilina de 3 anos foi picado. Neste domingo foi a netinha do Meu Amor falecido A. R. G., a BEBÊ de 11 meses, no Vendramini. Foi tão grave que ficou na UTI. Peço orações a todos, para que ela saia logo dessa e com seu sorriso encantador nos lábios. A picada desse bicho é tão grave que mesmo com a rapidez da mãe em procurar socorro, a BEBÊ corre risco de sequelas. Venho através desta postagem pedir a parentes e amigos ligados as autoridades de Ourinhos que dê um jeito nesse bicho (escorpiões), afinal tem veneno, por isso mais “caro” para nós moradores. Por favor compartilhem... Obrigada!"

Bebê de 11 meses picada por escorpião

CHEGA DE DEIXAR O TEMPO PASSAR SEM REALIZAR AÇÕES PARA EVITAR TRAGÉDIAS EM OURINHOS, A SECRETÁRIA DE SAÚDE CÁSSIA PALHAS E O PREFEITO LUCAS POCAY ESTÃO IGNORANDO AS NECESSIDADES DO POVO. ISSO É UMA VERGONHA!!!

FONTES PARCIAIS: Imagens e conteúdo textual públicos na internet (veja a política de dados)
PRIVACIDADE: Mesmo tendo sido divulgado publicamente no Facebook o nome e imagens da "bebê", não divulgamos mantendo a privacidade da menor.