ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OURINHOS E A HISTÓRIA DO NOME DO MUNICÍPIO


Não se sabe ao certo a origem exata do nome “Ourinhos”, pois existem cinco vertentes como mostramos abaixo.

1ª Hipótese “o córrego”: Jacarezinho é, originalmente, o nome de um rio e Ourinho (sem o “s”), o de um riacho que vai dar o ribeirão Fartura, afluente do Paranapanema. O riacho Ourinho movia a roda d'água da serraria de João Frutuoso de Melo Coelho, por volta de 1896 e que em 1926 foi represado para servir de piscina pública. Hoje está canalizado na parte central da cidade de Jacarezinho.

2ª Hipótese “o mapa”: Um mapa de 1908 mostra uma cidade com o nome Ourinho (sem o “s”), no lugar da atual Jacarezinho. Na realidade, a Ourinho paranaense foi também Nova Alcântara por escolha do seu fundador, o mineiro Antônio Alcântara da Fonseca, que se fixou naquelas terras em 1888. (Mapa Editado pela seção cartográfica do “Graphico Weiszflog Irmãos”, mostrando a zona tributária da “Sorocabana Railway Company”, a Companhia Férrea na época).

3ª Hipótese “a fazenda”: O patrimônio de Nova Alcântara, ou “Ourinho”, correu o risco de se chamar Costina, em homenagem ao fazendeiro e político Antônio José da Costa Júnior, que recusou a discutível honraria. Sua fazenda, aliás, chamava-se “Ourinhos” e atravessava o rio Paranapanema até o lugar conhecido como Água do Jacu, atual bairro rural ourinhense.

4ª Hipótese “a estação”: Existiu uma estação da RVPSC com este nome entre Jacarezinho e Ourinhos, dentro das terras da antiga fazenda de Antônio José da Costa Júnior.

5ª Hipótese “os boatos”: Por existir um patrimônio com esse nome, não muito distante da nova estação em terras paulistas, mas situado em terras paranaenses. A maioria das pessoas que embarcavam e desembarcavam nos primeiros trens da Sorocabana em nosso povoado, vinham de “Ourinho” ou “Ourinhos”. O nome pegou e passou para o povoado.

Como o nome “Ourinhos” surgiu não importa realmente, o que importa é que a denominação "Ourinhos" sempre prevaleceu desde a sua emancipação política e que este nome combina perfeitamente com o povo de um coração de ouro.

COLUNISTA DO PORTAL SD NOTÍCIAS
SÉRGIO DELFINO. Blogueiro, Jornalista e Repórter. Estudou Gestão de Recursos Humanos – Universidade Estácio de Sá em 2005 e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo em 2015. Aborda Histórias, Negócios e Tecnologia.
Jornalista registrado no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), sob Registro Profissional nº 0083229/SP.
Contatos: sd.noticias@bol.com.br | 14 99676-1699 / 99606-1699