ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A FALTA DE ÁGUA EM OURINHOS SERÁ USADA COMO DESCULPA PARA UMA PROVÁVEL CONCESSÃO?


Depois de tantos outros, mais um final de semana o povo sofre com a falta de água na cidade de Ourinhos.

Uma das causas para a falta da água em sua torneira é de ordem natural, porém a cidade de Ourinhos foi presenteada pela natureza com vários rios, além dos lençóis d’água no subsolo. A responsabilidade de distribuição de água para todas as residências da cidade é relacionada diretamente com a gestão pública e neste caso, a água que falta constantemente jamais será devido a causa natural.

No ano de 2017, a SAE - Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos soltou nota no mês de outubro alegando culpa do crescimento da cidade, mas se as gestões anteriores construíram diversos reservatórios e até o ano de 2016 a falta de água não ocorria da maneira constante que está ocorrendo desde o início de 2017, a população cresceu de um ano para cá?

Ações na gestão 2013/2016

Uma ação de várias nas gestões 2005/2008 e 2009/2012

Os bairros que mais sofrem na administração 2017/2020, são: Jardim Itamaraty, Jardim Paris, Pacheco Chaves, Vila São João, Vila Musa, Vila Odilon, Jardim Matilde, Parque das Flores, Vila São Silvestre, Jardim Estoril e outros da mesma região. (se o seu bairro também falta água constantemente, deixe o nome nos comentários)

Estação de água da Vila São Silvestre

Conversei com alguns munícipes da Vila São Silvestre, onde foi relatado pela moradora “J.A.” que mudou-se para o bairro no final de 2015 e nunca havia faltado água, mas desde o início do ano de 2017 vêm faltando água e que em 2018, isso ocorre várias vezes nas semanas.

Estação de água da Vila Musa

Na região da Vila Musa, também perguntei para alguns moradores, que deixaram claro que mesmo morando a menos de 500 metros da caixa d’água, a falta de água é constante. Outro fato relevante que me foi relatado, é que quando não tem água, ou mesmo quando ela chega, o “AR” na torneira é constante e o relógio continua girando. Mesmo com a falta de água não foi notada a diminuição nos “$$$” das contas.


Alguns moradores também reclamaram do gigantesco aumento no “$$$” da conta de água, e que isso é um absurdo! Pois votaram no atual prefeito acreditando nas promessas de ajudar o povo, e que até agora só está aumentando impostos e faltando água.

No mês de março de 2018, o Observatório Social de Ourinhos apresentou os números da SAE - Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos referentes ao ano de 2017, provando que tem “$$$” no caixa devido ao aumento das taxas, gerando mais receita. Com isto, os serviços necessários para banir a falta de água em Ourinhos, não caberá uma “concessão/privatização/PPP”, mas sim usar esses recursos com a própria estrutura.