ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SE DEPENDER DA PREFEITURA, TURISMO EM OURINHOS SERÁ CONTO DE FADAS

Imagem e título Sérgio Delfino

Ourinhos na contramão do investimento em turismo!!!

Enquanto a cidade de Ibirarema acaba de receber parecer positivo do DADETUR e outras 100 cidades do Estado de São Paulo já receberam ou estão para receber o selo de “Município de Interesse Turístico”, Ourinhos está parada vendo o “trem turístico” passar. Desde fevereiro de 2016 tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de Lei 45/2016, de autoria do deputado Mauro Bragato, classificando a cidade como MIT. Foi enviado à Secretaria Estadual de Turismo, em abril de 2016, solicitando nova documentação à prefeitura. Posteriormente, foi devolvido à Assembleia ainda com pedido de nova documentação.


A prefeitura não apresentou os documentos e foi perdendo tempo, abrindo mão de um recurso de cerca de R$ 600 mil anuais para investimento em infraestrutura turística. Só para registro, em 2017, 51 cidades receberam a chancela turística e outras 46 tiveram seus pedidos aprovados em 2018 (faltando apenas a sanção do governador). E de todos esses processos, Mauro Bragato conseguiu aprovar cinco projetos e é autor do PL de Ibirarema também. Ou seja, nosso município já poderia estar entre essas cidades se tivesse instruído o projeto apresentado há mais de dois anos.

Bragato foi um dos que conseguiram aprovar o maior número de projetos de Interesse Turístico, pois desde o início do programa foi a campo, não só apresentando os PLs, mas orientando os Poderes Municipais a como elaborar toda a documentação e ação previstas no programa. Outros parlamentares parecem ter acordado bem mais tarde para a importância dos MITs, apresentando projetos muito tempo depois, após ver o sucesso da empreitada.

FONTE: Assessoria de Imprensa