ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EQUIPE DA UTI ADULTO DA SANTA CASA DE OURINHOS COMEMORA ÍNDICE ZERO DE LESÃO POR PRESSÃO NOS PACIENTES





Cuidado individualizado, humanização, respeito. Para a equipe da UTI Adulto da Santa Casa de Ourinhos essas palavras não ficam apenas na teoria, são todos os dias colocadas em prática com os pacientes e os reflexos de toda dedicação foi o índice zero de lesão por pressão no mês de junho.

A lesão por pressão são aquelas feridas que surgem na pele dos pacientes acamados por longo período. E para que esse índice zero fosse possível nos últimos 30 dias, a equipe multidisciplinar da UTI Adulto da Santa Casa vem desenvolvendo um trabalho comprometido com a qualidade de vida dos internados.

“A maioria dos pacientes não se movimenta, dependem totalmente de cuidados de terceiros. Então, fazemos todos os esforços possíveis para evitar as lesões e é muito difícil uma UTI não ter lesão por pressão”, explicou a médica diarista da UTI Dra. Adriana Fleury de Vasconcellos.

O olhar para o paciente como um ser humano faz com que a equipe multidisciplinar da UTI - formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais – estude caso a caso e realize ações muito particulares como caminhadas com os pacientes, idas ao banheiro e até mesmo banho no chuveiro.


“Estamos comemorando esse índice zero, pois é uma vitória de toda a equipe. Queremos sempre que os pacientes saiam da UTI melhor do que entraram e voltem pras famílias sem nenhuma úlcera na pele. Nossa equipe está totalmente disposta e cuidando de todos os pacientes com muita dedicação”, contou a enfermeira responsável pela UTI Priscila Getco Nomoto

A UTI Adulto da Santa Casa trabalha sempre em sua capacidade máxima. São dez leitos atendendo mais de 90% dos casos pelo SUS. Em breve, uma nova UTI Adulto será inaugurada e número de leitos vai dobrar.


A Santa Casa de Ourinhos abrange uma região, dependendo da especialidade, de mais de 60 municípios, o que representa cerca de 1 milhão de habitantes. Com uma equipe de excelência e um quadro de mais de 700 colaboradores, o hospital está entre os 30 melhores do Brasil e atende de forma geral mais de 70% dos pacientes pelo SUS.

FONTE: Assessoria de Imprensa Santa Casa