ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA SANTA CASA DE OURINHOS COMEÇA NO DIA 16





Entre os dias 16 e 20 de julho, a Santa Casa de Ourinhos realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A programação prevê palestras diárias, que acontecerão sempre a partir das 13h30, no auditório do hospital. Podem participar do evento os colaboradores e familiares.

A Sipat é um evento promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O principal objetivo é promover conhecimento e conscientizar os funcionários, por meio de palestras, sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

O primeiro dia Sipat começa no dia 16 com a palestra sobre Meio Ambiente. O tema será apresentado por Jonas Donizeti Cabral e Paulo Sérgio Gomes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

No dia seguinte, 17, a psicóloga da Santa Casa de Ourinhos, Janaina Campos Vitorino Coral, falará sobre a Dependência Digital. Já no dia 18, a nutricionista do hospital, Carolina Alves Moura, abordará sobre Alimentação Saudável e Dieta  Low Carb Paleolítica.

Na quinta-feira, 19, o tema da palestra será Biosegurança e quem falará sobre o assunto será a Dra. Juliane de Campos Inácio, da Agência Transfuncional da Santa Casa de Ourinhos. O último dia a palestra terá como tema Resíduos da Saúde: Definição e Segregação com o Dr. Luiz Masseto, que integra a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Além das palestras, serão oferecidos gratuitamente pela Nacional Óticas exames de acuidade visual e também exposição de banners sobre Aids, um tema que foi abordado na Sipat de 2017.


O técnico de segurança de trabalho do Sesmt, Marco Aurélio Macedo de Souza, falou da importância das palestras e dos temas abordados durante a Sipat para o colaborador do hospital.  “Um dos principais objetivos da Sipat é conscientizar os colaboradores na prevenção de acidentes dentro do hospital. Mas esse evento também é importante para o dia a dia desse colaborador. No ano passado, por exemplo, uma das palestras abordou sobre o tema Tabagismo e foi algo impactante, pois muitas pessoas nos relataram que pararam de fumar após ter maior conhecimento sobre esse assunto. Ou seja, a pessoa acaba levando aquela informação para o seu dia a dia, melhorando sua qualidade de vida”.

Segundo Marco Aurélio Macedo de Souza, a CIPA contribui muito com o Sesmt na prevenção de acidentes de trabalho dentro do hospital. “Como o Sesmt é um setor pequeno, temos a CIPA que nos ajuda na prevenção do acidente de trabalho. A nossa tarefa dentro do hospital é fazer check-list nos ambientes hospitalares, nas instalações elétricas e prediais para ver se está tudo correto para o colaborador trabalhar, ajuda na investigação de acidentes, além de todo mês se reunir para discutir sobre os acidentes ocorridos ou alertar sobre algo que seja um risco de acidente. São mais olhos para ver a segurança dos colaboradores, mas qualquer pessoa dentro do hospital que ver algo pode nos comunicar”.

André Luiz Guaré Pereira, que também é técnico de segurança do trabalho do Sesmt,  disse que o comissão é muitas vezes rigoroso com a questão da prevenção do acidente, mas deixou claro que esse trabalho visa a segurança de cada colaborador do hospital. “Somos os anjos da guarda o trabalhador, às vezes somos rigorosos, mas é para o bem de cada um. Nosso serviço visa observar e discutir em conjunto a melhoria do ambiente hospitalar e minimizar o risco de acidente”.

De acordo com os técnicos, o Sesmt e a CIPA trabalham diariamente para evitar diversos tipos de acidentes dentro do hospital como os biológicos (vírus, protozoários, fungos, bactérias), risco de acidentes mecânicos e risco de acidente químico. Além disso, há uma preocupação também no setor de nutrição. Por se tratar de uma cozinha industrial, o risco de queimadura é grande, como também evitar vazamento de gás e quedas em piso molhado. “Temos cipeiros que fazem parte do setor e estão lá dentro para ser nossos olhos durante os turnos”, disse Marco Aurélio.

Além da Sipat, o Sesmt e a CIPA também realizam outras atividades ao longo do ano como campanhas de vacinação, treinamentos com os setores do hospital e também de Brigada de Incêndio.

FONTE: Assessoria de Imprensa Santa Casa