ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VIDRO NO LIXO CAUSOU TRÊS CORTES EM MENOS DE TRÊS MESES





Uma profissão que poderia ser como muitas outras, hoje pode ser considerada como profissão de risco devido a irresponsabilidade de munícipes que descartam vidros quebrados no lixo sem qualquer envolvimento para evitar acidentes.

No último dia 6 de novembro, o coletor de lixo, Maxsuel Dos Santos postou nas redes sociais sua indignação.







“Mais um corte para a coleção, né... Já é o terceiro corte profundo, em menos de 3 meses! Não gosto dessa palhaçada de ficar colocando tudo no Facebook, mas acho que a população pode ter um pouco mais de consideração por nós, que trabalhamos na coleta de lixo. Gente, não coloquem vidro misturado no lixo, coloquem dentro de garrafa pet, caixa de leite ou deixem separados para quando a gente for pegar o lixo, ver que tem vidro. Se todo mundo colaborar, esse tipo de acidente não acontecerá.”


RISCO DE VIDA

Esse tipo de acidente, pode até causar a morte, caso aconteça o rompimento da veia femoral, que é uma veia de grande calibre, por onde passa todo o fluxo de sangue que vem da perna em direção à veia cava.








CUIDADOS

Jogar o vidro quebrado no lixo comum, apesar de fácil, não é a melhor opção, pois está longe de ser ambientalmente aceitável.


Pense nos trabalhadores da coleta e transporte do lixo.

Poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.







Se os cacos de vidro forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-los. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos de vidro quebrado, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.


Não tendo garrafa PET, você pode utilizar embalagens cartonadas como as de suco, de leite de caixinha, ou achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa PET. Por não serem transparentes, deixe separada e com etiqueta escrito vidro, caso possível.

Se o vidro quebrado for de grandes dimensões será preciso embalá-lo com papelão e fita crepe. Escreva na embalagem que contém vidro.

CURTA NO FACEBOOK