ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SERÃO PRECISOS 30 CAMINHÕES PARA RETIRAR LIXO DE RESIDÊNCIA EM CIDADE PAULISTA




Cozinha não tinha condições de uso pelos materiais acumulados. (Divulgação/Prefeitura de Agudos)

Limpeza, prevista para terminar nessa quarta (27), foi prorrogada em razão da grande quantidade de material acumulado no imóvel e só deve ser concluída amanhã.

Por JC Net

A Prefeitura de Agudos (13 quilômetros de Bauru) completou nessa quarta-feira (27) o terceiro dia de retirada de lixo de um imóvel na rua 7 de Setembro, Centro, que representa risco à saúde pública. O material recolhido pelas equipes já lotou 14 caminhões e a estimativa do município é de que chegue a 30 até a conclusão dos trabalhos, prevista para sexta-feira (1). O proprietário foi encaminhado por uma assistente social do Fórum para uma casa de passagem.


Conforme divulgado pelo JC, a limpeza no local ocorreu em cumprimento a uma decisão judicial. Agudos vive uma epidemia de dengue - com 712 casos positivos confirmados até essa quarta-feira (27) - e o imóvel, segundo a prefeitura, abrigava grande quantidade de materiais inservíveis e lixo doméstico que poderiam servir de criadouros para o Aedes aegypti, transmissor da doença, além de atrair insetos e animais peçonhentos.

Em meio a sujeira, agentes da prefeitura acharam até ratos. (Divulgação/Prefeitura de Agudos)

Apenas no primeiro dia de trabalho, o material retirado do imóvel por agentes da Vigilância Sanitária e funcionários da Secretaria Municipal de Obras lotou cinco caminhões. Durante a tarde, uma equipe do Corpo de Bombeiros teve de ser acionada devido ao forte odor que exalava do local. Na terça-feira (26), equipamento de exaustão foi disponibilizado pela corporação para contribuir com o trabalho de limpeza.


A previsão inicial era de que a ação terminasse essa quarta-feira (27), mas a quantidade de lixo acumulada na casa foi subdimensionada pelo município e a retirada completa de todo o material só deverá ser finalizada nesta sexta-feira. De acordo com a prefeitura, ainda não é possível estimar quantas toneladas de lixo havia no local. Todo material recolhido pelas equipes é levado para área reservada no Aterro Sanitário de Agudos.

EMERGÊNCIA

No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de Agudos decretou situação de emergência na cidade em razão da epidemia de dengue. Pelo decreto, proprietários de terrenos e áreas particulares do município têm até o dia 5 de março para providenciar a limpeza destes locais sem que sejam autuados. A partir desta data, o poder público vai executar o serviço e enviar multa aos responsáveis.


A decisão faz parte das ações do Executivo para tentar conter o avanço da doença. Desde janeiro, campanhas de orientação, conscientização, limpeza e manutenção estão sendo feitas. Além disso, a prefeitura está realizando nebulização em regiões com casos confirmados e garantindo atendimento prioritário a pacientes com suspeita de dengue em todas as unidades de saúde.

Além dos cômodos do imóvel, lixo está espalhado por todo quintal. (Divulgação/Paulo Franco)