ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VIROU MANIA... SOGRA DO VICE-GOVERNADOR DO RJ FURA FILA DA SAÚDE PÚBLICA E OPERA EM HOSPITAL ESTADUAL




Maria das Graças Costa, sogra de Claudio Castro, vice-governador do RJ. (Reprodução/TV Globo)

Maria das Graças Costa aguardava ser chamada para cirurgia na rede federal, mas foi atendida no Pedro Ernesto no último domingo (24), fora dos registros. Claudio Castro afirmou que a sogra sofreu um tombo e corria risco de vida.


Maria das Graças Costa, sogra de Claudio Castro, vice-governador do RJ, foi submetida a uma cirurgia óssea neste domingo (24) no Hospital Estadual Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Ela aguardava o procedimento há dois anos e meio no sistema estadual de regulação: era a 25ª na fila do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, para onde foi encaminhada em julho de 2016 e onde deveria ser operada.

A sogra de Claudio Castro deu entrada no Pedro Ernesto na sexta-feira à noite, mas as cirurgias eletivas - não emergenciais - são feitas apenas de segunda a sábado. Três funcionários do hospital ouvidos pelo RJ1 dizem que o mapa cirúrgico - a previsão de todas as operações que vão ser realizadas no dia - do domingo não foi divulgado.


As testemunhas afirmam ainda que não houve registro de entrada da paciente no livro do setor e que o prontuário da paciente ficou dentro da sala da chefia. Edmar José Alves, secretário de Saúde de Wilson Witzel, era diretor do Pedro Ernesto antes de assumir o cargo.

O que dizem os envolvidos

Claudio Castro explicou que a sogra sofrera um tombo há 10 dias e que seu caso se agravou, correndo risco de vida. Ele afirmou que quem a operou foi "um amigo pessoal". Ele disse ainda que a equipe do Pedro Ernesto está disposta a agir desta forma com qualquer pessoa que esteja nessa situação.


O Into informou que Maria das Graças Costa é a 25ª na fila de espera para operar o quadril na unidade. Segundo a instituição, essa é uma cirurgia de alta complexidade, somente oferecida lá.

O instituto pontuou que suspendeu as cirurgias com próteses por falta de material. A compra está em licitação.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação disse que Maria das Graças deu entrada no Hospital Universitário Pedro Ernesto por meio do sistema de regulação do SUS. Ela foi operada de uma fratura no fêmur, passa bem e deve receber alta nos próximos dias.

FONTE: G1