ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OURINHOS E CIDADES DA REGIÃO COM ESTOQUE ESGOTADO DE VACINAS DE GRIPE COMEÇAM A RECEBER MAIS DOSES




Moradores de pelo menos 10 cidades da região de Ourinhos (SP) tiveram dificuldades de se imunizar nos primeiros dias da campanha. Veja orientações de cada município

Confira previsão para chegada de novas doses da vacina contra a gripe no Centro-Oeste Paulista. (Foto - Divulgação/Prefeitura de Lins)

🌐 A Redação | Ourinhos/SP


A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (23). No entanto, devido à grande procura, as doses da vacina acabaram rapidamente, alguns casos no primeiro dia de campanha, em vários municípios. Algumas prefeituras informaram que já começaram a receber novas doses.

No Centro-Oeste Paulista, moradores de Marília, Tupã, Jaú, Lins, Ourinhos, Assis, Barra Bonita, Macatuba, Pirajuí, Iacanga e São Manuel (SP) tiveram dificuldade de se imunizar contra a gripe.

A campanha, nesse primeiro momento, prioriza a vacinação em idosos e profissionais de saúde. As cidades com problemas compartilharam informações de como esse grupo deve se vacinar e a previsão para a chegada de novas vacinas.


Em Ourinhos as vacinas também acabaram rapidamente. Só no primeiro dia, 5 mil pessoas foram vacinadas e a campanha teve que ser interrompida na terça-feira (24).

A prefeitura informou que as unidades de saúde foram reabastecidas à noite e que a vacinação vai ser retomada nesta quarta-feira (25). As vacinas estão sendo aplicadas do lado de fora das unidades, das 8h às 17h.


Outras cidades da região

Bauru: a Secretaria de Saúde recebeu na terça-feira (24) mais 21 mil doses da vacina contra a gripe, fora as doses que já estavam disponíveis nas unidades de saúde.

A orientação no município é para que os idosos fiquem em casa e equipes de vacinação vão passar nas residências para atendê-los.

Tupã: a Secretaria da Saúde informou que recebeu 4 mil doses da vacina contra a gripe na segunda-feira (23), através da Diretoria Regional de Saúde em Marília. No entanto, devido à grande procura dos grupos prioritários nesta primeira fase, que inclui idosos e funcionários da saúde, a vacina se esgotou.

A secretaria entrou em contato com a Regional, que informou que provavelmente vai reabastecer os estoques da vacina nesta sexta-feira (27), já que ela também aguarda nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde.


Lins: de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde vacinou cerca de 4 mil pessoas em um dia e meio da campanha, número esperado para toda a semana.

Por isso, a prefeitura informou que deve receber novos lotes até o final de semana, dando sequência na vacinação na próxima segunda-feira (30).

As vacinas estavam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e também foi montado um Drive Thru na prefeitura de Lins.


Assis: a prefeitura informou na noite de terça-feira (24) que já recebeu mais um lote com 5.400 doses de vacina contra Influenza e que a vacinação será retomada nesta quarta-feira (25). As doses recebidas anteriormente, que se esgotaram no primeiro dia, também eram 5.400.

As vacinações são feitas das 8h às 11h e das 12h às 16h. Confira as unidades de saúde com vacinas disponíveis no site da prefeitura.

A Secretaria de Saúde orienta que idosos e acamados impossibilitados de irem a um ponto de vacinação entrem em contato com a unidade mais próxima de sua casa para que a vacinação seja feita em domicílio.


Barra Bonita: as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde acabaram no primeiro dia e a prefeitura informou que um novo lote deve chegar na próxima quinta-feira (26).

A Secretaria de Saúde garantiu que todos que integram o grupo prioritário, como idosos e trabalhadores de saúde, serão vacinados no prazo da campanha.

De acordo com a pasta, é comum a distribuição fracionada das doses, mas a pandemia do coronavírus provocou um aumento significativo da demanda logo no primeiro dia.


Pirajuí: segundo a Secretaria de Saúde, as mil doses das vacinas recebidas acabaram no primeiro dia de vacinação. Agora, a previsão é que mais doses cheguem em Bauru na quinta-feira (26) e equipes de Pirajuí vão se deslocar até a cidade para buscar as vacinas.

Até sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde acredita que o estoque estará reabastecido. No município, a vacinação está sendo feita das 8h às 16h na escola Olavo Bilac.

São Manuel: a prefeitura informou que, diante da grande procura da vacina contra a gripe, as doses enviadas pelo governo estadual não foram suficientes.

Na terça-feira (24), a prefeitura informou que estava aguardando a chegada de novas doses e que, por enquanto, o pontos estratégicos montados para a vacinação permanecerão fechados. Disse ainda que vai informar quando chegar a nova grade da vacina.

FONTE: G1 (clique aqui)